Vamos imaginar dez produtores de
quiabo, incluindo você, negociando em um Ceasa do Brasil. Cada um no seu canto,
querendo vender o seu produto. O intermediário se aproxima e não aceita o seu
preço tentando negociar valores mais baixos para o seu produto. Como você não
aceita a proposta por avaliar que tomará prejuízo, o intermediário parte para
as demais bancas, negociando individualmente. Você percebe que alguns de seus
colegas cederam e venderam o quiabo a um preço mais baixo. No final do dia,
para evitar prejuízo em levar o produto de volta, você cede e vende por um preço
muito mais baixo, tudo para não retornar com o produto para casa. Agora imagine você com seus colegas
produtores de quiabo vendendo seus produtos juntos, acertando o valor do
produto, sem individualismo. O intermediário perderá o poder de barganhar pois
vocês estão juntos e acertados sobre o preço e o intermediário precisa do
produto para o seu comércio. Resultado: o intermediário pagará pelo quiabo o
preço que vocês combinaram, ou na pior das hipótese, um pequeno desconto, mas
no final, todos ganham, quem produziu e quem comprou e cada um levando seu
dinheiro da venda para casa. Este exemplo foi exposto em relação ao produtor
rural, mas serve para todos os setores da economia. Os grandes empresários da
indústria, do comércio, do setor agropecuário e florestal tem um grande poder
de negociação individual e barganha, mas o pequeno não. A saída para os pequenos produtores está na
união das ações em prol do bem comum, mas cada um mantendo o seu negócio. Este
processo é chamado de associativismo.
Nada muda na vida do produtor, apenas no momento da negociação onde
todos trabalham juntos ganhando poder de barganha tanto na compra da matéria
prima da sua produção quanto na venda de seus produtos. Já perceberam que
produtos no atacado tem um valor mais baixo quando comprado no varejo? Você verifica que um quilo de açúcar comprado
isoladamente tem um preço muito mais elevado em comparação as pessoas que
compram cem quilos. Mas você não compra cem quilos de açúcar de uma vez, então,
você deve se unir as pessoas que também querem comprar açúcar. Todos compram
juntos e o quilo sai muito mais barato.
O
mundo é muito competitivo com o domínio das grandes corporações. Se os pequenos
produtores e empresários agirem de forma individual e egoísta, será facilmente
engolido pela voraz competição do mercado. A união fortalece a todos.
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