domingo, 15 de setembro de 2019

O complexo desafio do desenvolvimento municipal (1ª parte)

Resultado de imagem para desenho de prefeitos


Estamos vivendo um momento de crise no país, crise que teve início em 2014 e que, até o momento, teima em não partir. Uma crise que atinge todos os seguimentos incluindo o econômico, social e o político. Há anos apresentamos índices negativos no nosso produto interno bruto que é a soma das riquezas produzidas por um país, e no rastro desta situação o desemprego que leva milhões de pais de família ao desespero, por não conseguir cuidar de sua família. Alguns aposentados que ganham apenas um salário mínimo, veem crescer o número de agregados na família e a obrigação de sustenta-los e forçando a queda da renda per capta. Milhares de pequenos municípios brasileiros sobrevivem das rendas vindas das aposentadorias e bolsas família e que ajudam minimamente o comércio local. E os prefeitos, o que estão fazendo nesta crise, além de implorar recursos atrasados dos governos Estaduais e Federal?
 É neste momento que o verdadeiro gestor municipal se sobressai aos demais. É claro que, por mais criativo que um prefeito seja, a capacidade de muitos municípios é limitada para sair do buraco sozinho. Neste momento deveriam entrar em ação os consórcios intermunicipais. Temos espalhados pelo Brasil diversos consórcios regionais para diversas questões como saúde, educação, segurança, dentre outros. As propostas coletivas e o senso comum são integralmente favorecidos quando os municípios abrem mão da individualidade e trabalham juntos, visando o benefício de todos, sem perder a autonomia política. A crise é interna mas os mercados internacionais estão se abrindo com a formatação de acordos e a queda de barreiras tarifárias. A Europa com seus 600 milhões de habitantes, a China com 1,3 bilhão de habitantes estão abrindo seus mercados para os produtos brasileiros de forma mais expressiva. As regiões devem investir em suas vocações e buscar o mercado externo. Os municípios deveriam seguir os exemplos cooperativistas que se fortalecem através da união.  Não adianta um produtor de leite querer receber três reais pelo litro de leite na fazenda e este mesmo leite custar ao consumidor cinco reais. O mercado não vai absorver e a lei da oferta e da procura será cruel com o produtor. E o mercado externo? O leite em pó, os produtos lácteos de qualidade, com certeza terão mercado lá fora. Os fiscais da vigilância sanitária destes países visitam o Brasil frequentemente, liberando ou não a indústria brasileira a exportar para seus países.
Mas, e os municípios, como eles devem se reestruturar individualmente para sair da crise, independente da situação do país? Como se estruturar para atrair mais investimentos, empresas dos diversos setores,  empregos de qualidade e que possam aquecer o comércio e a economia de um município? Vamos iniciar esta discussão no próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário